Você sabia que agora diversos serviços realizados pelos Cartórios de Protesto de todo o país podem ser feitos de forma online? É isso mesmo. Por meio da Central Nacional de Protesto (CENPROT) você pode realizar vários serviços que antes só eram possíveis no balcão dos cartórios.
A CENPROT foi regulamentada em 2019 pelo Provimento nº 87 da Corregedoria Nacional de Justiça. Ela foi criada após a sanção da Lei Federal nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a emissão da duplicata eletrônica. Com a aprovação da lei, houve a inclusão do artigo 41-A na Lei 9.492, de 10 de setembro, determinando que os tabeliães de protesto mantenham, em âmbito federal, uma Central Nacional de Serviços Eletrônicos Compartilhados.
Por meio da CENPROT é possível consultar gratuitamente a existência de protesto em nome de pessoas físicas ou jurídicas; enviar títulos a protesto; emitir declarações de anuência para o cancelamento do protesto; além de solicitar também o cancelamento de protesto, tudo de forma eletrônica e sem sair de casa.
Basta acessar o site www.pesquisaprotesto.com.br pelo computador, tablet ou smartphone, e utilizar o serviço desejado. A CENPROT oferece uma forma rápida, segura e eficaz para o cidadão recuperar seu crédito e ajudar no crescimento da economia do país.
Os Cartórios de Protesto estão sempre se modernizando para atender a sociedade brasileira com rapidez, praticidade e conforto, além de ajudar a combater a inadimplência do país.
A CENPROT foi desenvolvida para atender todas as pessoas que precisam dos serviços dos Cartórios de Protesto e não tem tempo de se locomoverem até a serventia mais próxima. Os serviços são oferecidos de forma gratuita, em um ambiente seguro, confiável e prático.
Fonte: IEPTB-MA
Compartilhar